segunda-feira, 23 de abril de 2007

Tem um exército Grego no meu quintal




















Com a grande demanda de filmes épicos na atualidade, podemos notar que a civilização grega tem sido a campeã de bilheteria, apesar do grande sucesso de “O gladiador”, uma passagem fantasiosa pelo império regido por Marco Aurélio, ninguém discute os grandes sucessos “Tróia” e “300” filmes com relação firme e verídica com fatos da civilização Grega, dentro da parcialidade devo admitir que os gregos contam mais fatos heróicos, que ressaltam batalhas que agradam o público cinematográfico dos tempos atuais, lutas por liberdade e queda da opressão de inimigos, a exemplo, o império Persa.
No entanto Roma, ainda que permeada pela cultura Grega, possui um aspecto mais estratégico, característico de todo grande império, deixando marcas na história não pelo heroísmo e sim pela sofisticação de sua civilização, que deixa marcas na sociedade até os tempos atuais, o Direito, por exemplo.
Contrabalançando temos nesse blog uma seqüência em andamento que vem novamente ressaltar a civilização romana, “Tem um exército no meu quintal” de Ciro Martins Costa apesar de satírica, traz a tona aspectos importantes de uma cultura que deixou um imenso legado, inclusive na hierarquia de seus exércitos, mais um ponto para a civilização Romana, que em breve poderá estar nas telas mais uma vez em uma super produção.


8 comentários:

Sessyllya ayllysseS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ciro disse...

Hehehehe!! Na hora que li o título desse texto, eu pensei: "que diabos...?", hahahahahhaha!!
Tem razão, esse assunto está bastante à tona ultimamente, e '300' é um filme excelente! E, vc percebe que meu nome também vem dessas origens romanas, hã?
A Cissa tem razão, Flávão. "Boneco Verde também é cultura", e vc é o maior representante de todos nessa parte! Congratulações! E obrigado pela citação de minha saga, hehehehe!

Anônimo disse...

O ISQUÊRDO VEM DA PÉRSIA ENTAUMM FRÁVÃO?????

maluco jóinha disse...

EU SOU O VERDADÊRO, FLAVÃÃÃÃÃÃÃO!!!!

Anônimo disse...

"Satírico"?? É porque não é com você, né espertalhão?

Anônimo disse...

Calma, Arapecido! Ele é brasileiro, apenas está brincando.

Bruno Carvalho disse...

Concordo em gênero, número e grau, Flávio. E o Ciro fica com essa frecura que seus filmes tem que se brasileiros e tal. Deixa Hollywood pegar o roteiro cara!!! Além do mais, ótimo texto!!!

Felipe Carvalho disse...

Os épicos estão realmente com toda a força!!
Ótima análise, primo!!
Agora com informação e jornalismo esse blog está mais do que completo!!

Abração!