terça-feira, 25 de setembro de 2007

O mundo, o herói, e claro, o cachorro Barks...



Por Bruno C. O. Carvalho

Como o cachorro Barks foi encontrado...

O cachorro Barks apareceu em minha vida de repente. E quando digo de repente, quero dizer de repente mesmo! Aconteceu quando eu, em uma noite de lua cheia, quis tomar a água do poço artesiano lá de casa. Coisas de bêbado, fazer o quê né? Foi assim que pedi Mariluce em casamento, e claro, ela não aceitou. Mas isso não vem ao caso.
Como na Escola Estadual Tomás de Aquino (instituição onde estudei), o professor de Física não era dos melhores (o cara era formado em Geografia, mas dava aula de Física), eu não aprendi que alguns poços artesianos tinham portais para outras dimensões. Ignorante e bêbado, sequer percebi que Barks passou pelo portal, tão pouco desconfiei que a vizinha gritava “cachorro” para o cachorro, e não para mim. Pior foi acordar com o sol escaldante e perceber que eu não havia caído no poço por pura sorte.
Ucrauuuuuuuuuuuuuuurrrr – era mais ou menos assim o latido de Barks, que corria pelo quintal como se estivesse em outro mundo ( na verdade, ele estava em outro mundo mesmo ). “Já estou velho demais e de saco cheio para pensar novamente que exagerei na dose” - pensei comigo mesmo, ao ver Barks. Confesso que outra pessoa pensaria diferente.
Bom, vamos recapitular: Em uma noite de lua cheia, achei um cachorro que passou pelo portal de outra dimensão que estava no poço artesiano.

Como me tornei super-herói...

Ah bicho, eu fui fazendo experiências. Depois da frustração de esquentar queijo com chá mate e não dar em nada, procurei buscar a fórmula perfeita. Enfim, consegui super-poderes ao misturar Coca cola, manteiga, feijão tropeiro, xampu anti-caspa e rúcula. É claro que não falarei a quantidade, pois todo poder exige uma responsabilidade, e não quero ver garotos sem maturidade assaltando lojas de conveniências por aí. Talvez, tudo isso pode ser uma grande besteira, e todo esse poder seja obra do cachorro, mas tenho cá minhas dúvidas...

Como o herói acumulou riquezas materiais

Com super poderes e um cão de outra dimensão, creio que qualquer um ficaria rico.Não me darei ao trabalho de detalhear isso.

O programa de TV...

A idéia do programa veio depois de várias tentativas frustradas como super-herói. Infelizmente o mundo real não é como nos gibis e nos filmes. O ser humano não está preparado para os heróis (vide Bíblia – Jesus Cristo). Na penitenciária da cidade onde eu morava, resolvi todos os crimes em menos de dois dias. Mas daí, superlotei o presídio e o delegado pediu para que eu me retirasse, pois muita eficiência poderia trazer desemprego aos policiais, e também, segundo ele, o processo penal não estava preparado para julgar todos aqueles crimes, até porque eles não possuíam provas suficientes e blá, blá, blá... Haja super poderes para enfrentar a “burrocracia”.
Depois tentei a política. Fui voando até o Planalto Central. Com meu poder de super inteligência, poderia fazer o trabalho de mil políticos em apenas um dia. “Calma aí rapaz, as coisas não funcionam assim!” – Disse-me um deputado, como se minha ajuda fosse atrapalhá-lo. E a partir daí, por mais que eu pudesse ajudar, por mais que eu provasse que tinha super-poderes, eles não prestavam atenção.
Só depois de muito tempo percebi que tudo estava interligado e a sociedade não precisava de heróis. Para vocês terem uma idéia, eu sequer consegui pensar em um local para trabalhar. Pois na prática, todos são farinha do mesmo saco. O político, para se beneficiar, ajuda o ladrão, e o policial, em muitas vezes, também entra na onda... E por aí vai... E olhem que isso vai muito longe! Se eu prender todos ladrões, o que posso fazer com tranqüilidade, eles não terão cadeias suficientes para abriga-los. Se eu matar todo mundo, serei assassino, e essa imagem eu não quero passar. Enfim, fico num beco sem saída...
Resumindo mais uma vez: Eu sou o homem mais forte do mundo e só consigo... sucesso? Fama? Por isso tenho um plano...

O plano...

(Imprensa) - E hoje, excepcionalmente, nosso grande herói vai para outra dimensão com o cachorro Barks! As crianças, com certeza, ficarão muito tristes com essa notícia. Olhem só, me parece que a “outra dimensão” fica dentro de um... poço artesiano... Tsc, tsc, certo... certo, não posso negar que a criatividade dos shows piorou muito desde os anos 80. Mas, vejam! O portal se abriu! E o cão Barks, juntamente com o nosso herói, sobrevoam o céu para... finalmente adentrarem no portal! Uau! Confesso que nunca havia visto uma ilusão tão bem feita! Esses atores são bons mesmo!








O herói, mais uma vez perdeu a batalha
Não importa o cachorro que tem
Ou o quanto ele trabalha
O Mundo não está preparado
A não ser...
Que o dinheiro seja empregado de outro modo.

Barks, Barks... de nada adiantara a sua vinda,
Agora que o herói se foi,
Alguns clamam por ele novamente,
Mas o fato é que ele não está mais aqui,
E por mais que ele estivesse, ninguém está nem aí.

Adeus para Barks e nosso herói,
Pois os poucos que ainda acreditam, podem fazer a diferença...


fim

10 comentários:

Ciro disse...

Cara, antes de começar a ler, eu vi esse desenhão aí e já morri de rir da cara desse Cachorro Barks! Hahahhahahahahahah!!! Tá ficando bom no PaintBrush, hein?

Gostei do seu ponto de vista sobre os super-heróis e adorei esse texto.
"Está entre os 10 melhores", hahahahahahhahaha!!!! Aiaiaiaiaiiaiaia é boooom demais!!!!!!!!!! hahhahahahahahahhahah!!!

PUPÚÚÚÚ!!!!!

Vassago disse...

Meu amigo...
Sua veia (não véia) cômica me surpreende a cada dia. Muito bom ver como tem desenvolvido esse lado. Sem contar a diversidade textual das suas obras: alguns de nós só fazemos contos, crônicas e poemas... Vc não, fi, tem a capacidade de fazer verbetes, propagandas, jornalísticos e etc!
O melhor! Parabéns!!!
Abçs sinceros!

Flavio Carvalho disse...

hahahahhahaa,

gênio, gênio,

ficou massa demais,

o contexto,

o desenho (O cachorro, hahahahaha)



muito massa cara,

parabéns!!

Sessyllya ayllysseS disse...

Caramba, Bruno... Será que se eu começar a beber consigo ter um pouco mais de criatividade??? rsrsrs...

Como o Vassago comentou, é impressionante a sua versatilidade... Qualquer tipo de texto que vc cria tem a mesma qualidade artística, a mesma densidade crítica e a mesma perspectiva cômida/irônica. É o mesmo estilo se desdobrando em diversos gêneros.

Merece aplausos. E muitos.
Bjos!!!

Pietro disse...

Bruno, você foi gênial, uma tremenda critica a sociedade qu vive pedindo heróis, e quando ganha um não faz nada por ele e não o deixa fazer nada pelo mundo.
Essa foi mais uma história de respeito de Bruno Carvalho.

Rafael disse...

ai cara eu acredito um belissimo texto com ironia e comedia,realmente um pau na sociedade em que vivemos e com um bom toque de humor triste mas real muito bom mesmo valeu ai
abraçaooooooooooo

Carlos Filho disse...

Boaaaa!

Felipe Carvalho disse...

Cara, isso foi uma das coisas mais loucas que já li na vida!!

Você misturou tudo o que podia: ficção, cachorro "alienígena", super-herói, feijão tropeiro e crítica social afiada!! Tem como não gostar dessa caldeirada toda?? hehehe EU ADOREI!!

Mas que você não é normal, isso não dá para negar! hehehe

Felipe Carvalho disse...

Isso tudo sem contar o poemão e a ilustração!!

Putz, não faltou nada, hein? :D

Grande abraço!!

Anônimo disse...

Pois é, se o pobre voltasse seria tudo do mesmo jeito outra vez - o mundo não quer heróis, só quer ser salvo...