sexta-feira, 29 de abril de 2011

Pulmão Esquerdo contra a Artéria Poplítea

Trazido de volta por Ciro M. Costa




Olá amigos e amigas. Estão todos bem? Todos saudáveis? Todo mundo cuidando direitinho do seu organismo? Então está ótimo. Pra quem não me conhece, eu sou Hért, o Coração. Isso mesmo! Sou um coração que narra histórias. Depois que meu dono morreu e vim parar dentro deste vidro nessa faculdade de medicina, é só que me resta: narrar histórias.
Bom, por falar em histórias, me lembrei de uma bem interessante hoje. Foi há muito tempo atrás, quando resolvi deixar a presidência do organismo para cuidar de minha vida. Sim, precisava dar um tempo, sabem como é...
Depois de minha decisão, dois órgãos se candidataram à presidência: o Pulmão Esquerdo e a Artéria Poplítea (legal esse nome, né?). Mas um deles só poderia ser eleito com o voto da maioria dos órgãos. Bem, vou contar como foi:
Mal anunciei que ia deixar o cargo, e o Pulmão foi logo se candidatando:
- Sem mim, não há respiração e nem vida! Sou o mais indicado para o cargo. – disse ele.
Logo depois, veio a Artéria Poplítea:
- Está na hora do mundo conhecer mais sobre mim! Estou cansada de viver no anonimato!
E assim começou uma campanha eleitoral que entrou para a história do organismo. Se eu ainda tivesse contato com o Cérebro e a Boca, eles poderiam dar mais detalhes a vocês.
Sabem, aqueles foram dias agitados no organismo. Muitos glóbulos vermelhos corriam de um lado ao outro, para distribuir panfletos da campanha. Como a Artéria tinha muitas amigas como ela (e ainda era amiga das veias), pra ela foi bem mais fácil de espalhar sua propaganda eleitoral. Já o Pulmão, chegou a apelar algumas vezes, prendendo o ar dentro do organismo. Passamos por maus bocados:
- Só fiz isso pra se lembrarem de mim. – ele ameaçava.
Nem é preciso dizer que o Pulmão Esquerdo era totalmente apoiado pelo Pulmão Direito.
Por muitas vezes, os Tímpanos me contaram que a Artéria Poplítea alegava que o Pulmão estava jogando sujo, assim como fez o Intestino em outra eleição, há alguns anos atrás. Mas não se podia levar o Intestino em conta, afinal, ele só fazia merda. Lembro-me que ele jogou tão sujo naquela eleição, que acabou preso. Porém, teve que ser solto em pouco tempo, pois ninguém agüentava mais e ele precisava ser solto o quanto antes, senão algo mais grave (e sujo) poderia acontecer. Intestino preso não é bom, vocês entendem, não é?
Mas voltemos à eleição recente. Muitos órgãos comentavam que a Artéria Poplítea não teria muita chance de ganhar. “O Pulmão é bem mais forte e importante”, disseram alguns. Os Rins chegaram a falar:
- Desse jeito a Artéria Poplítea vai ter que subornar o Cérebro pra fazer a cabeça da galera.
Hahahahahahaha!! Sabem, às vezes os Rins era tão gozadores quanto o pessoal do Sistema Reprodutor. Saudades daqueles caras. Alguns órgãos chegavam a urinar de tanto rir de suas chacotas!
Apesar da brincadeira, a Artéria Poplítea pensou realmente em subornar o Cérebro, mas com que meios? Ela era apenas uma artéria, não tinha muitos poderes ali dentro. Sem falar que quase nunca era lembrada e às vezes os órgãos nem sabiam qual artéria era candidata (se era a da perna esquerda ou da direita). Aliás, nem eu lembro...
Estava na cara que o Pulmão Esquerdo ia ganhar. Por isso, a Artéria Poplítea teve que apelar. E digo a vocês que ela apelou feio! Não sei como, mas ela (talvez através de alguns contatos) conseguiu convencer o pessoal do Sistema Imunológico a ficar do lado dela, e foi aí que a coisa tomou rumos extremos. Alguém daquele setor libertou um Vírus da Gripe que estava incubado (esse era o mais forte e perigoso, estava cumprindo prisão perpétua) e aí a coisa piorou. Pessoalmente, nunca confiei no pessoal do Sistema Imunológico. Nunca eram competentes o bastante e muitas vezes eram acomodados, só trabalhavam com a ajuda das Vacinas. Quando não era com a ajuda delas e um novo vírus chegava no organismo pela primeira vez, alegavam:
- Não conhecemos esse vírus e não sabemos do que ele é capaz. Mas da próxima vez que ele tentar entrar de novo, vamos barrá-lo! Nós prometemos!
Eram um bando de covardes, isso sim! Era como diziam os Rins:
- Esse sistema é imunológico sim... IMUNE A TRABALHO!!!!
Hahahahahahah!!! Ai, ai... Bem, continuando, nesse período de gripe forte, houve um rebuliço danado no organismo, e os Pulmões chegaram a ter dificuldade de trabalhar. Foi nessa época que a Artéria Poplítea perdeu o apoio da Garganta e das Narinas. O Cérebro, coitado, chegou algumas vezes a delirar:
- É quente como a polpa de júbilos escandinavos. É escarlate, meu amigo. É escarlate girofônico.
Levou alguns dias até que o Sistema Imunológico prendesse o tal Vírus novamente. Isso porque o Estômago interveio, pois estava vazio há alguns dias e já não agüentava mais ingerir tantos remédios.
Bem, depois disso, todo mundo passou a respeitar mais a Artéria Poplítea. Ela não era pouca merda no organismo. Provou ter muitos contatos poderosos ali dentro e bem poderia ser uma boa presidenta. Mas o Pulmão Esquerdo continuava confiante. Tinha certeza de que o cargo já era dele.
Chegado o dia da eleição, o organismo ficou bastante movimentado. Ficamos tão movimentados que pedíamos água e comida a toda hora. Nosso dono engordou uns 3 quilos naquele dia (segundo me contou o Estômago depois). Com isso, o Intestino e os Rins tiveram que trabalhar bastante.
- É mole? Trabalhar em dia de eleição! Dá-lhe água verde! – disseram os Rins.
Bem, é preciso dizer que aconteceu uma coisa muito engraçada naquele dia. Engraçada mesmo, podem ter certeza. No final da tarde, houve a contagem de votos... e adivinhem o que aconteceu? Sim, isso mesmo! Um empate. Bem previsível nesse tipo de história, não é?
- Exijo uma recontagem! – disse a Artéria.
Mas não havia nada de errado com a contagem. Isso havia ficado a cargo do Cérebro e dos Nervos, um pessoal bem confiável. Foi aí que apelamos para a lei do organismo, e era bem clara: “Havendo um empate na contagem de votos, o presidente atual dará um exame aos candidatos. Aquele que for aprovado, será o eleito”. Ou seja, eu daria o tal exame.
Foi o que eu fiz. Dei um exame bem difícil para o Pulmão Esquerdo e a Artéria Poplítea. Eles até que se saíram bem. Mas no meio dessa bagunça toda, eu havia resolvido não deixar mais a presidência do organismo. Sei lá, eu até que ganhava bem e, no final das contas, sendo presidente ou não, iria trabalhar de qualquer jeito.
Então, dei bomba para os dois. Entenderam? Sou um Coração, eu BOMBEI eles.
Legal, né? Então, até a próxima!

11 comentários:

Anônimo disse...

Voto na Artéria Poplítea!!!! rsrsrsr

Bruno Carvalho disse...

Genial cara! Genial!

Você estava inspirado mesmo, hein?
Muito original e engraçada essa história! Uma narrativa muito bem elaborada!
Tirei o chapéu agora!

Meus sinceros parabéns!
Nota 10000000000000000000000000!

Abraços!

Carlos Filho disse...

Ótimo texto! a idéia, ficou muito boa... hahahaha
Parabéns!

Flavio Carvalho disse...

Muito boa fera!!

texto com idéias bem encaixadas,

suuuuuuper legallll!

Pietro disse...

Ótimo texto que encaixou perfeitamente com a idéia e...

Artéria poplítia?

putz

HUAHUAHUAHUAHUAHU

Sessyllya ayllysseS disse...

Uiauhiauhaiai!!!
É por isso que sou sua fã número zero!!!
Texto perfeito!!!
Bjim!!!

Carlos Filho disse...

Bom que já veio com 6 coments...

Giovanni disse...

Nossaaaa, que genial!!! Agora vem cá, o apelido da artéria era Dilma?

Parabéns.....

Sessyllya ayllysseS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabella Carvalho disse...

CIRO, CIRO CIRO...

juro que por alguns instantes esperei aquela piada na qual o Ânus vence a revolução do organismo, conhece?

HUAHAUAHUAHU mas muito bom, parabéns

Pietro disse...

Texto antigo e muito bom.