terça-feira, 4 de agosto de 2009

A rotina

Por Bruno C. O. Carvalho



Qual é a sua rotina?


Muitos (inclusive eu) já acharam que vivem sós no mundo. Que são seres especiais, e que os outros são apenas “personagens”. Pensaram que quando estão dormindo, os “personagens” confabulam o que irá a acontecer com eles, etc. Apesar de terem miseráveis vidas, ainda acreditam nisso. Claro, é uma missão! Uma prova de que terão que resistir, de que tudo é uma provação! Mas aí, a vida continua... Tudo está perfeito demais. Seria muita loucura estar só no mundo. Não, não caro leitor, esse mundo é um jogo, e definitivamente esse tabuleiro não tem uma peça só.
Não podemos fugir da luta! Vai ver foi o que Raul Seixas quis dizer quando cantou “Pare o Mundo que eu quero descer!”.

A gente nunca se cansa de nossa rotina, nós nos cansamos de nós mesmos. Por que mudar qualquer rotina é fácil. Não gosta do trabalho, de acordar cedo, do chefe estressado? É só sair! Ah, mas daí eu não terei mais emprego e blá, blá, blá! Sim, mas você mudou a sua rotina.
O impressionante é que podemos realmente fazer tudo o que a gente quer, mas sabe o que mais nos atrapalha: Pensar nas conseqüências.
Se não acordo para ir ao trabalho, pego um empréstimo, vou para praia, me divirto e tal, alguma conseqüência eu tenho que sofrer, e por aí vai. Certa vez, um cara sacou isso. Foi mais ou menos assim:

Mário era um cara normal. Porém, certo dia sonhou que quando morresse iria ser julgado de acordo com sua rotina: Se fosse um cara muito acomodado, se fizesse sempre as mesmas coisas, iria para o inferno. Do contrário, iria para o céu.
A partir daí as coisas mudaram. Mário se transfomou em um cara muito louco. Vivia a desafiar os outros. Vivia fazendo coisas diferentes. Dizia ele que odiava a rotina, odiava fazer as mesmas coisas todos os dias. Nunca teve trabalho fixo. Quando ficava mais que dois anos em um trabalho, pedia demissão, e por aí vai.

- Hoje eu vou para a Áustria!
- Mas vai mudar de novo, meu filho! Pra quê isso! – perguntou sua mãe.
- Por que eu vou, mãe! Por que eu odeio a rotina!!

E foi mesmo! Assim como foi para a Nigéria em uma Quarta-feira de manhã, assim como ficou sentado em um banco de praça no horário do trabalho, assim como comia Pizza na hora do almoço, pois não é usual comer pizza na hora do almoço.
Sempre, sempre, Mário mudava sua rotina. Se de manhã estava mal humorado, à tarde estava super feliz. Se ontem odiava sertanejo, hoje adorava.
De vez enquanto ele sofria com isso, mas quem não sofreria? Mas ele tinha certeza de que mudar a rotina era o certo a se fazer.
E realmente ele estava certo! Quando morreu, ao pular de pára-quedas de um navio, sua alma foi encaminhada ao julgamento:

- Ahhhhhh, olha o filho da puta aí! Seu nome é Mário, né?
- Errrr sim. Eu morri?
- CALA A BOCA rapaz! Eu sou o julgador aqui!!
- Desculpe.


( Se por acaso você morrer, aqui vai uma dica: Você está ferrado! Mais estará mais ferrado ainda, se seu anjo julgador for o “Birinha”. O cara é estressadíssimo! Não dá ponto sem nó! Então, se por acaso estiver na sala de espera do julgamento e te chamarem para ser atendido pelo Birinha, passe a sua vez! É um conselho de amigo que lhe dou!)

- Vamos ver o que está no livro da sua vida... Hummmmmmm recebeu uma dica através de um sonho sobre o segredo da vida... que é... fugir da rotina... tentar sempre se superar... viver o diferente... se testar...
- Então eu estava certo! O sonho era verdadeiro, ahahahahahahahah!
- Sim, sim! Posso falar para onde você vai?
- Claro, claro, pois não!
- Não vai para o paraíso não, seu pilantra!
- Como assim, eu fiz tudo para mudar minha rotina! Pode olhar no livro, aí...

O julgador deu mais uma olhada no livro e disse: - É mesmo hein, rapaz... Você vai para o céu, eu estava errado...
- Que bom, pois eu...
- TÁ ME ACHANDO COM CARA DE TROUXA RAPAZ! Eu sou o julgador!

Uma fumaça apareceu do nada, e assim, Mário não foi para o céu. O julgador deu um meio sorriso e disse:
- Ta aqui no livro! Viveu na rotina de sempre querer mudar sua rotina. Todo santo dia Pensava em ser diferente, louco e desafiador. Infernão direto! Sem dúvida!

Além de ter dado azar com o julgador, ainda estava errado.


Seria a rotina um ato falho do universo que consiste em não conseguirmos sair de um estado. Sim, pois sempre estamos presos a uma rotina. A rotina pode ser a resposta! O que fazemos em nossa rotina é o que determina nosso futuro.
Você é louco? Quantas vezes por dia você escova os dentes? Almoça? Namora? Dorme? Enfim... tudo faz parte da rotina. Você acha que pode quebrá-la de vez em quando, mas no final de sua vida, mesmo se você for um louco desvairado, sua rotina foi a de uma pessoa que sempre queria mudar sua rotina.
Graças a Deus, pois se não tem jeito mesmo, tá tudo certo! Faça o que der na telha, o que tiver vontade, pois que seja uma rotina, mas uma rotina feliz.

Cuidado com a rotina do mundo: A rotina que nos enfraquece a cada instante. A rotina do trabalho solitário, a rotina da falta de comunicação, de falta de convivência, de falta de conexão. Cuidado! Tenha apenas o cuidado com a rotina de ser você mesmo a cada instante!

8 comentários:

Ciro disse...

CADÊ, CARALHO?????



hahahahahahaha!!!

Pietro disse...

Suspense?

Ciro disse...

Aaaah! Agora sim!!!

Rapaz, você fez aí uma mescla de humor com filosofia que ficou muito legal!
'Birinha'!!! Putz!!! Hahahahahahahha!!!
O esquema de 'querer mudar a rotina SER uma rotina' ficou muito bem sacado também!

Enfim, perfeito como os textos anteriores! Queremos mais de Bruno Carvalho!!!

Grande abraço!

Sessyllya ayllysseS disse...

Poutzzzzz!!!
Primeiro eu rachei de rir (agora tá na moda dizer "ri litros", affffff), mas o final foi uma aula daquelas que mudam a vida da gente...
Valeu, Brunão, por sempre mostrar essa visão tão particular e original que é a sua!!!
Bjuuuu!!!

Pietro disse...

Uia, ficou um texto bem legal e construtivo.

Parabéns!

Carlos Filho disse...

Não curto textos "auto-ajuda"!

Falou.

Sessyllya ayllysseS disse...

Aiahiahiauhaiuhiau!!! O Carlim estourou os comentários!!! Uhihiahiahihiuhuai!!!

Comentarista disse...

Parei...depois pensei:
Se rotina é pecado eu vou para o inferno...
:P
Mas n vou sozinha!!!!!!!!!!!!!