Green Peace luta pelo fim dos pesque e pagues de Baleias
A última Sexta-feira foi marcada por protestos na pequena cidade de Malembuzinho do Sul no interior de Goiás. Ativistas do Green Peace invadiram um pesque pague de Baleias Orcas da cidade e exigiam que o mesmo fosse fechado imediatamente. Com palavras de ordem e antigos lemas como: “Salvem as baleias” e “Fim da pesca predatória de baleias”, os ativistas se posicionaram na entrada do pesqueiro bloqueando-a e assim impossibilitando a entrada de quem quer que fosse.
Confusão na porta do pesque e pague
O local é bastante freqüentado desde sua inauguração há 2 anos e está dentro das normas de pesque e pagues fornecida pelo IBAMA e pelo IBPEB (Instituto Brasileiro de Pesca Esportiva de Baleias). O dono do estabelecimento, G. H. Oliveira, se viu injustiçado e mal compreendido e deu a seguinte declaração:
“As bichinhas (Orcas) são muito bem alimentadas e bem tratadas. O espaço é grande o suficiente para todas. Sinceramente, não entendi o porquê de tudo isso. Elas só morrem quando pescadas. Nenhuma morreu aqui. Esses gringos são todos doidos.” – referindo-se aos ativistas americanos que se encontravam no local.
O tumulto só foi controlado com a chegada da policia florestal e militar que após conferirem toda a documentação do estabelecimento, “convidaram” os ativistas a depor na 23° DP de Malembuzinho do Sul. Após passarem a noite na cadeia, os ativistas foram libertados sob fiança e receberam uma advertência do Juiz local P.R. Santos, e deverão ficar no mínimo 500 metros de distância do local.
“Nossa causa não termina aqui. Isso é só o início. Ainda chegará o dia em que os pesque e pagues de baleias serão extintos do mundo” – Falou H. Y. Watts, líder dos ativistas, depois de passar a noite na DP.
Essa nova forma de pesque e pague se tornou muito comum na região, são mais de 5 com alvará de funcionamento. O maior deles, o Pesque e Pague Willy, foi o alvo das primeiras manifestações. As baleias são nascidas em cativeiro e criadas em regime de semi-confinamento. E ali ficam até chegar na idade de 1 ano quando já estão no tamanho e peso mínimo para a pesca.
-
E fiquem ligados. A qualquer momento, mais uma notícia extraordinária.
4 comentários:
Haja vara! hahahahaha
Hahahahahahahah!!! Bem bolado, Vavá! MUITO BEM bolado!!!
"Willy", hahahahahhahaha!!!
Estou do lado do Green Peace também!
Poutz, essa cidade deve ser gigantesca... ou então as pobres bichinhas (orcas) devem estar se sentindo realmente sufocadas...
E é bom pescar uma baleinha viu? Um passatempo e tanto... Pena que é muito caro!
Postar um comentário