terça-feira, 23 de outubro de 2007

Aos escritos nas entrelinhas...

Por Bruno C. O. Carvalho


Eu não sou o melhor do mundo. Muito menos o mais bonito. Também não sou o tipo de cara que causa impacto por onde anda. Não sou rico, não sou gênio, sequer um cara que sabe contar piadas. Não, não, não. Esta ultima é a palavra que mais tenho ouvido ultimamente.
Não sou do tipo de pessoa que lê jornais e se mantêm atual perante o Mundo, mas tenho a consciência que muitos, mas muitos mesmo, estão mais ferrados que eu. No pior dos casos eu não passo fome, e tenho a minha consciência limpa perante a sociedade. É, podemos dizer (não apostar) que sou um cidadão de bem.
Talvez eu seja um pouco terrorista por achar que, de certo modo, o Bin Laden esteja certo. Só o avião que caiu no lugar errado. Quem sabe o fato de Bruno estar rico coincida com o fato de um avião, do nada, cair no planalto central. Bom, sei lá, isso é só uma suposição.
O fato é que tudo isso que vocês leram acima, pode ser o resumo da vida de muita gente, inclusive a minha. Pessoas que fazem o Mundo diferente, não por participarem dele, mas... por estarem nas entrelinhas. Pessoas que não fazem algo para mudar o Mundo, pois o mundo é mudado constantemente por aqueles predestinados a isso. Ou pior ainda, por aqueles que QUEREM estar predestinados a isso. E como hoje em dia tudo está bagunçado, de vez em quando, o fato de querer pode significar realmente poder. Deixem-me ilustrar...

(NESTE MOMENTO, O ESCRITOR SE AJEITA PARA ESCREVER, EM MENOS DE UM MINUTO, UMA MÚSICA QUE NÃO É BOA, MAS COM CERTEZA É MELHOR DO QUE MUITAS “MÚSICAS” FEITAS POR MUITOS QUE ESTÃO POR AÍ FAZENDO SUCESSO. PARA ESSE PROCESSO, ELE IRÁ, LITERALMENTE CONTAR “UM MINUTO” NO RELÓGIO E VER NO QUE DÁ...

1 MINUTO PARA A MÚSICA

Maria, mariazinha, marionete pá Pá pá
Dança pra lá e dança pra cá
Bate palminha pra lá e pra cá
Não nega, não nega não nega lá lá

Dança rebolando bem pra baixo...

É, não posso negar que mesmo pra fazer uma merda dessas por aí, um minuto é muito pouco. Mas, creio que com uns dez minutos de tempo, a música ficaria pronta. Talvez eu mudaria o começo, colocaria um duplo sentido, enfim... 10 minutos seria tempo mais do que suficiente. Lembrando que eu não queria fazer uma obra de arte...

Não, caros leitores, eu não sou compositor. Mas se eu entrasse nessa, eu seria melhor do que muita gente por aí! E tenho certeza que vocês também! Só não entro por saber que não tenho tino nem coragem para isso.


Digamos que o Mundo fosse um romance. Neste romance estaria o herói, a princesa, o comediante, o vilão e... aquela personagem que faz parte da trama, mas ao mesmo tempo não é o personagem principal. Enquanto muitos leitores que não conseguem interpretar o que o autor quis dizer, os outros leitores mais inteligentes perceberiam que se aquele viajante da história não tivesse aparecido na trama, o vilão não levaria a paulada na cabeça, e logo, o herói perderia a batalha. Que se não fosse o senhor que sabe quase de tudo na trama, o protagonista não acharia o caminho correto. Que o melhor amigo do super-herói, mesmo sem super-poderes, é melhor do que o herói, pois salva o mundo e ainda não leva a fama.
Ou talvez, o fato do autor escrever certo trecho da história de uma maneira diferente. Algo que nos faça pensar a respeito do que estava nas... entrelinhas. Algo que pode mudar parcialmente ou até completamente a história se percebida pelo leitor atento. “Então, na verdade o cara não era o assassino? Será que ele quis dizer isso?” – nos perguntamos ao reler aquela fantástica obra.
Podemos ser a defesa da lei que não estava escrita de uma maneira objetiva. Algo que não estava escrito, mas que poderia estar lá. Um elemento externo à obra, que não precisa seguir todo um sistema de leis e regras.
Querer ou estar nas entrelinhas é uma dádiva, pois eleva a quem está a um plano supostamente inferior: O de não querer levar a fama, ou o de não querer a riqueza. E sim a alegria de estar (ou não estar?) onde o restante não está..

Ou (outros dirão),

Uma grande desculpa para pessoas que ainda não conseguiram a fama, o sucesso, e o dinheiro.

“O Mundo gira meus amigos, o mundo gira... e a cada volta ele nos deixa mais tontos e loucos. E assim ele continua, fazendo os que giram felizes, e tristes os que o deixam mais cedo.”

7 comentários:

Ciro disse...

Como sempre, Brunão, me fazendo pensar as coisas de um jeito jamais pensado.

Mas... será que estar nas entrelinhas é REALMENTE uma dádiva? O que é uma dádiva nessa vida? O que é certo? O que é errado? O que é mais ou menos? Acho que deveríamos fazer como Edward Norton em "Morra Smoochy, morra": "Posso não mudar o mundo, mas posso dar uma amassadinha!".

De quem é a frase no final? Sua mesmo? "Bem bolada", como diria Silvio Santos (estou cheio de citações hoje).

Nota 10.000 como sempre!
Abraço, irmão!

Felipe Carvalho disse...

Já estava com saudades das suas reflexões que mexem com o nosso brio!

Também acho que os que trabalham nas "entrelinhas" são os verdadeiros heróis! Não que você tenha dito isso... hehehe

A música ficou tosquíssima, mas acredito que tenha sido mesmo a intenção ;)

Li a última frase umas 5 vezes e não sei como interpretá-la! Até nisso você conseguiu me deixar inquieto! Ainda tô refletindo...

Muito massa, cara!! Parabéns!!
Estamos com saudades!

Rafael disse...

olha ele ai com suas reflexoes ironicas e inteligentissimas muito bom mesmo como sempre e a musica heheh ri muito bem bolado mesmo hahahahaha valeu ai cara abraçao

Pietro disse...

Mais uma reflexão, a princípio você falou de todos os seres humanos do mundo, para dar base no seu pensamento, depois estabeleceu a sua idéia com bons argumentos.

Genial, e que musiquinha hein.

Carlos Filho disse...

Gostei do novo hit! Será q pega?

No mais, sendo eu um entre as linhas, sou mais que a propria linha, ou por assim dezer, nada a ver!

Hip, Yup, hurraaa!

Flavio Carvalho disse...

Como disse o Pink Floyd...

"Você trocou o um papel de figurante
na guerra por um papel principal em um gaiola"

Melhor é ser um coadjuvante em uma coisa notória, do que ser um cabeça
de uma coisa medíocre,


boa irmo,

Sessyllya ayllysseS disse...

Bom, o Flávio disse exatamente o que eu ia dizer...

Meus parabéns por conhecer as entrelinhas, meu caro. Orgulho-me de ser sua amiga... rsrsrs

Bjos!!!